quinta-feira, 12 de abril de 2007

A minha música

Um dia quando tentar reconstruir a minha memória pessoal e desenhar a minha própria história de vida, provavelmente não me vou lembrar de muitas coisas, muitos pormenores insignificantes (e outros menos) que fazem de mim quem eu sou e que me ajudaram e ajudam a reescrever o meu percurso na vida. De muitas coisas me esqueci, e muito se perdeu pela estrada fora....Mas nunca me esquecerei da minha musica, dos meus discos, das minhas canções e do papel que cada uma teve em determinada fase da minha vida. Posso não me lembrar daqui a uns anos que notas tive na Faculdade ou quem foi o Primeiro Ministro da 15ª Legislatura ou o primeiro rei de Portugal. Posso já não saber a ultima vez que fui ao Teatro ou o primeiro jogo de futebol que vi ao vivo. Posso não conseguir até lembrar-me da mais elementar das coisas.
Mas nunca esquecerei que ouvi o Karma Police dos Radiohead à noite na praia pela primeira vez e que chorei porque achei que a minha vida era à medida da letra. Nunca me vou esquecer que no dia 11 de Setembro de 1997 vi os U2 pela primeira vez e que nesse dia soube que tinha afinal uma banda favorita (no mesmo dia em que soube que entrei para a Universidade). Vou-me sempre lembrar que o Summer of 69 do Brian Adams porque me faz ter para sempre 14 anos e lembrar a que soube o meu primeiro beijo, que comprei o elegantly wasted em 1997 porque o Michael Hutchence morreu nesse ano e eu não sabia quem era... Vou guardar sempre o meu primeiro disco(ainda em Vinil), o Greatest hits 2 dos Queen, porque foi com eles que despertei para a musica. Vou-me sempre lembrar quando ouvir o Smells like teen spirit das angustias e incertezas da minha adolescencia. Nunca me vou esquecer da introdução do Where the streets have no name dos U2 porque durante anos era o que ouvia vezes sem conta enquanto me abstraia do mundo nos transportes a caminho das aulas...

Este é o legado que me deixaram....a vida que vivi e sentido que lhe conferem....
Por isto, e por muito mais vou sempre lembrar a minha musica.....

11 comentários:

blindness disse...

A música faz transbordar de sentidos o nosso quotidiano. E fica, sempre. Mesmo que o seu significado vá, lentamente, mudando com os anos. Mesmo que não tenhamos percepção dessa mudança. Mas algo é certo, como dizes. A música marca-nos as emoções, inevitavelmente.

Abraços.

PS - Demorou, mas valeu a pena... Já estou à espera do próximo... :)

Anónimo disse...

Abordaste a música como parte da tua vida, penso que escolheste a banda sonora ideal! A música e os artistas q as compõem entram na nossa vida e podem gerar sentimentos vários: ou gostamos, ou associamos a algo bom, ou porque nos alerta para algo que devemos melhorar, ou pk não gostamos!
keep doing it :)
good luck
beijinhos

Anónimo disse...

Na minha vida há o eterno assobiar do "Verão Azul" nas tardes de Sábado (ou seria Domingo??) em frente à tv nova - a cores!!!

:)

faceless disse...

É um tema q me diz mto, as coisas que tu acumulas ao longo da vida e que lhe vão conferindo um sentido e um fio condutor. Neste caso referes-te àquilo que poderiamos chamar as "bandas sonoras" da nossa vida pessoal... talvez pudessemos descrever parte significativa da vida de uma pessoa assim. Sinceramente gostei deste texto que diz algo a seja que for. continua a dar-nos as tua impressões.... Abraço

Anónimo disse...

A música para além de pautar as recordações do nosso passado, também estão directamente associadas às pessoas com quem nos cruzamos ao longo da vida. "Say Something", diz-te alguma coisa?
;)

Papéis com Tinta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Humm, neste Natal houve alguém que me ofereceu um livro que, tal como este post, tem uma banda sonora... estou a gostar muito do livro, tal como gostei do post... jinhos

Patrícia Evans disse...

A nossa vida é como se fosse uma música...Viver com atenção, suavidade...e gozar em GRANDE os momentos de refrão:P

***

Black Ship In The Harbour disse...

Pois...o filme das nossas vidas nunca seria completo sem a respectiva banda sonora. Se calhar nem faria sentido sem ela...ou talvez essas musicas tenham sentido porque entraram nas nossas vidas, senão seriam apenas musicas nada mais.

NoSurprises disse...

À Sultana:
"Say something" diz-me muito, transporta-me ao universo veraneante das nossas férias juntos, das nossas saidas, das nossas maluquices e dos tempos mais bonitos da minha vida.Leva-me ao encontro dos melhores amigos que fiz na vida, de um espaço que é só nosso, e deum código linguistico mto nosso também no qual entra a musica

Cláudio Fernandes disse...

Sim sr, palavras muito bonitas. A música tb tem um papel muito activo na minha vida, sem dúvida. As notas que oiço constantemente marcam os compassos que compoem a pauta da minha vida, e sem elas seria pobre. Muito diz sobre isto o facto de vez a vez fazer o exercicio de pensar qual disco levaria comigo se tivesse que ir para sempre para uma ilha deserta e só pudesse lever um deles...