segunda-feira, 23 de abril de 2007

O que aquela noite nos quis dar....




Eu não estava em casa nessa noite, filho
nem podia estar. Estava nas ruas com os soldados
que rumavam às rádios e aos quartéis, engalanados
de sombra e de júbilo, a ver o que aquela noite prometia ser.
E tu, filho, tinhas a idade rumorejante
desse Abril embalado por uma canção do Zeca.
Como posso explicar-te tudo aquilo
que tu nasceste para aprender, para viver?
Eu estava aquartelado no meu silêncio
de pétalas, sílabas e marés, no meu dédalo
de vozes embriagadas pelo vento,
na coragem errante das pelejas da infância
e pouco ou nada sabia do mistério desse mês
capaz de transformar em assombro as nossas vidas.

Sim, sou eu neste retrato antigo
a receber em festa os exilados, os que chegavam
com grinaldas de cantigas e a flor de uma ilusão
bordada a sangue e espuma no capote das nocturnas caminhadas.
Sim, sou eu a escrever a primeira reportagem
do primeiro de muitos dias em que o tempo
deixou de contar, em que os relógios
se tornaram corolas de paixão e riso
na lapela larga da alegria desta pátria.

Eu não estava em casa nessa noite, filho,
estava a afinar o coração pelo tom
das mais belas melodias que alguém pode aprender
para dar a quem ama a paz de um sono sem tormento.

José Jorge Letria

5 comentários:

Patrícia Evans disse...

Porque é importante a Liberdade, porque é urgente a Poesia, a Arte...Viva o 25 de Abril!!!

faceless disse...

uma gaivota voava voava... 25 de Abril Olé

Papéis com Tinta disse...

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

Anónimo disse...

Um dos poemas mais singulares do Letria, carregado de sentimento. Muito boa escolha.
Pena que tenha havido um 26 de Abril, um Verão Quente que adulterou a "luta" e os valores da Liberdade. Pena que o 25 de Abril (esse dia e só esse dia) n\ao se tenha repetido uma e outra vez, como juraram, como nos juraram.
Maior pena sinto quando no dia da tua cidade (Falo de Vila Real de Santo António) tenhamos vivido momento de histeria colectiva e de um sentimento de revolta completamente sem nexo....
Ver site de Jornal do Algarve (texto sobre cortejo)
Visitar http://algarve-lido.blog.com

Parabéns pela escolha...

João

P.S. - O Mac é outra coisa!!!

Patrícia Evans disse...

desafio para ti no meu blog:p